Pesquisadore(a)s: currículos e áreas de interesse
Todo cientista trabalha em grupo. Aqui você encontrará o nome e posição de cada um dos membros atuais e ativos no grupo. À seguir, você poderá encontrar o currículo e áreas de interesse de todos que estão ou já passaram pelo GEHBio.
Equipe atual.
Gabriel Viana
Professor Orientador e criador do grupo.
Samuel Itxai
Mestre em Educação, membro fundador e colaborador.
Isaias Leonel
Mestrando e colaborador.
Rodolfo Dias
Graduando em Ciências Biológicas e colaborador.
Mariana Pinheiro da Costa
Mestranda em Educação e colaboradora.
Marcinho Lima
Professor do PPEdu e colaborador.
Jucélia do Patrocínio Silvério
Mestranda em Educação e colaboradora.
Quero saber...
Quais aspectos de performances de a educação científica e a formação de professores de ciências e biologia é possÍvel rastrear?
Gabriel M. Viana
Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) onde leciona no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e no Mestrado em Educação (PPEDU). Em meu doutoramento desenvolvi uma investigação que se propôs a melhor compreender os processos de construção de relações teoria-prática na formação de professores de Ciências e Biologia. Desde então, continuo interessado pelos processos curriculares e de ensino-aprendizagem na formação de professores nas Ciências da Natureza. Atualmente coordeno um grupo de pesquisas no Mestrado em Educação na UFSJ que busca investigar diferentes processos de educação científica e tecnológica por meio da Teoria Ator-Rede e de outros aportes teóricos propostos por Latour e colaboradores.
QUERO SABER...
Ana Elisa
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal em Ouro Preto (UFOP) em 2015. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (PPEDU) da UFSJ em 2018. A pesquisa de mestrado foi uma oportunidade para começar a explorar o universo da divulgação científica, área do conhecimento que desperta o meu interesse desse a graduação. Junto com o Prof. Dr. Gabriel Viana, meu orientador do mestrado, iniciei o percurso que envolveu a revista Minas Faz Ciência, projeto de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a Teoria Ator-Rede (ANT) e uma série de atores e coisas ligados ao desenvolvimento de pesquisas sobre a matriz energética nacional. Essa pesquisa também contou com colaboração dos meus colegas do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Biologia- GEHBIO/UFSJ do qual faço parte desde 2016. Atualmente, trabalho com comunicação e marketing digital.
QUERO SABER...
Bruno Venancio
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (PPEDU) na UFSJ. Com a dissertação intitulada “Performance da Prática como Componente Curricular na formação de professores de Ciências e Biologia”. A pesquisa se deu no âmbito da formação de professores de Ciências e Biologia, tendo como objeto de pesquisa a Prática como Componente Curricular (PCC), tendo como aporte teórico-metodológico a Teoria Ator-Rede (ANT) e sob a orientação do Prof. Dr. Gabriel Viana. Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UFSJ e também Programa Institucional de Iniciação Científica- PIIC/UFSJ. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Processos de Ensino e Aprendizagem-PPEDU/UFSJ/CNPq e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Biologia- GEHBIO/UFSJ. Tenho interesse pelo campo de investigação da Formação de Professores de Ciências e Biologia. Atualmente sou Professor de Educação Básica na rede Estadual de Minas Gerais, nas disciplinas de Ciências e Biologia.
QUERO SABER...
Samuel Itxai
Formado em Ciências Biológicas - Licenciatura atualmente faço Mestrado em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPEdu-UFSJ) orientado pelo professor Gabriel Menezes Viana. Na área da biologia sempre me encataram as questões que punham à prova conceitos fechados. Por estes meandros do questionamento fui me aproximando do campo da filosofia das Ciências. Sagan, Popper e Mayr são nomes que li dessa área. Em meio a isso encontrei no GEHBIO um espaço para compartilhar essas questões, foi ali que conheci Bruno Latour e a área das Humanidades Científicas. Atualmente estou explorando o campo antropológico ao realizar um trabalho etnográfico que investigan o processo formador de uma iniciação científica.
Conte mais aos visitantes sobre o que você faz
Isaias Soares
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-MG). Mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPEdu-UFSJ) sob orientação do professor Gabriel Menezes Viana. Possui interesse nas áreas de Educação, Ensino de Ciências e Biologia e Formação de Professores e Agroecologia. Atualmente investiga pelas lentes da Teoria Ator-Rede o programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSJ que compõe a política nacional de formação de professores.
Conte mais aos visitantes sobre o que você faz
Mariana Costa
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Especialista em Ciência do Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (PPEDU) na UFSJ, sob a orientação do Prof. Dr. Gabriel Meneses Viana. Desempenhou, entre 2018 e 2019 a função de Professora Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do IF Sudeste MG - Campus Barbacena e atualmente atua como Preceptora do Programa Residência Pedagógica dessa mesma instituição. Leciona Educação Física na rede estadual de educação básica. Possui interesse nas áreas de Educação, Educação Física Escolar e Formação de Professores. Investiga como o PIBID tem contribuído no desenvolvimento de habilidades e competências docentes do professor de Educação Física.
QUERO SABER...
QUE PERFORMATIVIDADES EMERGEM DAS IMBRICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS AOS PROCESSOS FORMATIVOS NA CULTURA DIGITAL
Marcinho Lima
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), especializado em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Engenharia Elétrica pela UFSJ. É professor Adjunto da UFSJ em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced) e atua na formação de professores para a educação básica e, também, no Programa de Pós-graduação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (Mestrado em Educação). É consultor profissional certificado pelo Professional Trainer Program do ATLAS.ti. Tem como áreas de interesse e atuação: - Educação e cultura digital; - Relações entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores; - Plataformas digitais e educação; - Uso de jogos eletrônicos na educação; - Teoria Ator-Rede. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Digital, Mídias e Educação (Link@ - UFSJ) e membro do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais – (CV – UFBA), ambos certificados pelo CNPq.
Quero saber...
Quais as intenções e e os interesses dos diferentes actantes nas redes formadas no processo de ensino aprendizagem em ciências.
Jucélia Silvério
Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Servidora pública estadual, regente de aulas de ciências e biologia da educação básica, desde 2013. Mestranda em Educação no Programa de Pós- Graduação em Educação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (PPEDU) da UFSJ, orientada pelo prof. Dr Gabriel Menezes Viana. Investigo as redes formadas no Regime Especial de Atividades Não Presenciais ( REANP) do ensino público do estado de Minas Gerais, sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede. No final de 2020 iniciei alianças e associações com os diferentes atores do GEHBIO/UFSJ.
Conte mais aos visitantes sobre o que você faz
Fabriciele Edwiges Silvano
Mestranda em Educação no Programa de Pós- Graduação em Educação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (PPEDU) da UFSJ, orientada pelo prof. Dr Gabriel Menezes Viana. Investigo o impacto das Mídias Sociais nos processos de aprendizagem, desenvolvidos dentro e fora do ambiente escolar sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede. Pós-graduada em Mídias da Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciada em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Atua como regente de aulas de Ciências e Biologia da educação básica e como educadora no 1ºano e 2ºano do ensino fundamental I. No final de 2020 iniciei alianças e associações com os diferentes atores do GEHBIO/UFSJ.