Sobre como participar e outras repostas a perguntas que você possa ter.

Como faço para saber mais sobre o grupo?

Bom, se você viu e leu as informações em nosso site e ainda gostaria de saber mais informações, você pode tomar dois caminhos: 1) Se forem questões mais gerais você pode nos contatar diretamente no "Contate-nos" ou, 2) se for questões específicas para um dos participantes, você pode acessar os links dos currículos e entrar em contato com eles. 

Há alguma exigência de formação acadêmica para participar do GEHBio?

A maior exigência é o interesse em Educação Científica ou Formação de Professores de Ciências e Biologia e nos estudos de Bruno Latour e colaboradores e a Teoria Ator-Rede. Para fins de formalização de pesquisas é necessário que a pessoa seja estudante de um curso de graduação da UFSJ para iniciações científicas (ICs) ou que tenha alguma graduação concluída (em quaisquer IES) e seja aprovada no processo seletivo do mestrado em Educação do PPEdu-UFSJ indicando o professor Gabriel Viana como orientador.

Quais são as condições de participação?

A participação no GEHBio se faz principalmente nas reuniões em que fazemos estudos teóricos de literatura da área, de acompanhamento das pesquisas, de discussões de das produções científicas e nas orientações. Além disso, o participante deve reservar um tempo para estudos individuais e demais atividades para o desenvolvimento da sua pesquisa e de seus colegas de grupo.  

O que eu ganho participando do GEHBio?

Aprendemos com Latour e outros pesquisadores que a ciência é uma atividade eminente social. Ou seja, um pesquisador nunca está sozinho e o conhecimento científico se faz imerso em redes de associações entre pessoas, locais e objetos (concretos e abstratos). Portanto, se você considera se tornar um pesquisador na área de Educação e/ou da Educação em Ciências fazer parte de um grupo de pesquisa desde cedo é uma oportunidade excelente de se iniciar nas atividades científicas tendo a colaboração de pessoas que compartilham objetivos similares aos seus. Afinal, já dizia o ditado: juntos somos mais fortes e vamos mais longe!